domingo, 16 de dezembro de 2012

PLANTAS OU PARASITAS??? CONCLUSÃO!

PLANTAS OU PARASITAS???

CONCLUSÃO!!!

BROMÉLIAS:

A família das Bromeliáceas abriga mais de 3000 espécies e milhares de híbridos. Com uma única exceção, todas são nativas das Américas. Só no Brasil, existem mais de 1500 espécies.  As bromélias não são parasitas como muitas pessoas pensam. Na natureza, aparecem como epífitas (simplesmente apoiando-se em outro vegetal para obter mais luz e mais ventilação), terrestres ou rupícolas (espécies que crescem sobre as pedras) e compõem uma das mais adaptáveis famílias de plantas do mundo, pois apresentam uma impressionante resistência para sobreviver e apresentar infinitas e curiosas variedades de formas e combinações de cores.

 

CURIOSIDADES: 


O abacaxi é a bromélia mais conhecida.


CACTOS

Os cactos são plantas cujo numero se aproximam de 2000 espécies e são nativos em todo mundo. Só no Brasil, são mais de 300 tipos, podendo viver até 200 anos. Nem todos são habitantes de deserto, alguns crescendo nas selvas tropicais. As formas sem espinhos servem de alimento para o gado e alguns produzem frutos comestíveis como o cacto Opuntia Fícus (figo-da-índia). Muitas espécies têm frutos comestíveis, ou são medicinais ou ornamentais.Todos os cactos florescem, porém alguns tipos somente irão florescer após os 80 anos de idade ou atingir altura superior a dois metros. Depois da primeira floração, todo ano, as flores voltam a aparecer na mesma época.

 

CURIOSIDADES:

 


sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

PLANTAS OU PARASITAS???

 

OUTROS RESULTADOS:

 


TRAPADEIRA


UNHA-DE-GATO OU FICUS PUMILA

NOME CIENTÍFICO: Ficus pumila L. Sin.: Ficus longipedicellata H., Ficus scandens la.,Entre outras.
NOMES POPULARES : unha-de-gato, herinha.
FAMÍLIA : angiospermae - família moraceae.
ORIGEM: originária da china .
DESCRIÇÃO: É uma planta arbustiva trepadeira de folhas verdes em ramos com raízes adventícias que se prendem a muros e paredes. Não há como medir sua dimensão, pois é muito ramificada. Suas flores são simples e esbranquiçadas e passam desapercebidas.
CULTIVO: Trepadeira para muros e paredes vegetadas, recobre todo o espaço. Os ramos jovens têm raízes adventícias e prendem-se a suporte. Quando mais velhos tornam-se lenhosos, soltando-se da parede e formando grande volume vertical, necessitando ser controlado por podas, o que propicia ramos sempre jovens. Tem crescimento rápido.   Aprecia sol mas também pode ser cultivado em muros à meia sombra. Seu plantio é feito trabalhando o solo junto ao muro, cerca de 30 cm de profundidade e de largura. Regar bem durante pelo menos uma semana e depois espaçar. Não necessita adubações frequentes, mas na primavera, após uma poda severa poderá ser colocado no solo junto da muda um adubo granulado misturado a um composto orgânico. Não esquecer de regar neste momento.
PAISAGISMO: Esta planta está sendo muito procurada atualmente no paisagismo de espaços sustentáveis, pois recobre muros, contribuindo para uma menor irradiação de calor nos dias quentes, diminuindo a incidência de ilhas de calor sufocante nas grandes cidades.
  Como cobre grande área, ajuda na retenção da poeira em suspensão, um grande problema nas grandes cidades de concreto e vidro. Pode ser usada juntamente com outras para confecção de paredes vegetadas.   

PLANTAS OU PARASITAS???

OUTROS RESULTADOS:


LÍQUENS

Os líquens são formados por uma simbiose, que consiste em uma relação de mutualismo entre dois organismos onde há vantagens para ambos indivíduos. A simbiose que forma os liquens ocorre entre uma alga e um fungo;
Nesta relação simbiótica a alga é responsável pela produção de alimento orgânico e realização da fotossíntese. O fungo, por sua vez, garante a proteção e um ambiente adequado para o desenvolvimento da alga;
Os líquen que contém cianobactérias são de extrema importância na fixação de nitrogênio no solo;

São bioindicadores da qualidade do ambiente e executam papel primordial nas sucessões ecológicas, uma vez que propiciam a chegada de outros organismos no ambiente, ao degradar rochas, auxiliar na formação do solo e ocupando o ambiente como seres pioneiros;

Alguns são particularmente sensíveis a compostos tóxicos, sendo utilizados como indicadores de:

1.Componentes tóxicos do ar poluído, particularmente de dióxido de enxofre;

2.Mapeamento de metais pesados e outros poluentes ao redor de pólos industriais;

3.Instrumentos para monitorar a contaminação por substâncias radioativas;

Eles contribuem para o desgaste das rochas e a formação dos solos, tornando possível a sucessão posterior de plantas;

O talo dos líquens pode ser:

1.Folhoso: estratificado, com alguns rizóides fixando o talo em pontos definidos;

2.Gelatinoso: variação do folhoso, com consistência gelatinosa; não estratificado;

3.Crostoso: assemelha-se ao folhoso, mas não apresenta córtex inferior nem rizóides, aderindo fortemente ao substrato;

4.Fruticoso: com aspecto arborescente; possui muitas camadas distintas.


PLANTAS OU PARASITAS???

Outros resultados:


CACTO
CACTO MACARRÃO OU RIPSÁLIS


NOME CIENTÍFICO: Rhipsalis Baccifera.
NOME POPULAR: Cacto-macarrão; Ripsális.

FAMÍLIA: Cactaceae.

ORIGEM: EUA até Argentina, África, Madagascar e Ásia tropical, ocorre em todo litoral brasileiro.
OBSERVAÇÕES: planta herbácea epífita, constituída de diversos ramos cilíndricos pendentes. Por ser epífita, ela não prejudica a planta que a ela hospeda. Possui ampla floração na primavera-verão, que geram pequenos frutos que atraem uma ampla gama de pássaros que deles se alimentam.

A planta é resistente a baixas temperaturas, podendo ser plantada em regiões não-tropicais. Multiplica-se facilmente por meio de estacas preparadas no final do inverno ou no início da primavera.

CULTIVO: É cultivada em vasos preenchidos com substrato semelhante ao adotado para orquídeas, ou em placas de xaxim, sempre à meia-sombra.


Grupo: Amanda Benites, Francielle R., Janaina Couto